domingo, 27 de fevereiro de 2011

FOTOS: Festa religiosa

Em primeira mão, o blog Mirim - ontem e hoje, traz as fotos da festa de São Sebastião e Nossa Senhora dos Navegantes, que aconteceu no Mirim, dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2011.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

União Futebol Clube, o Papa Taça

Com o objetivo de engrandecer a atividade esportiva, o Sr. Jair Cardoso convocou uma reunião, no dia 2 de outubro de 1949, na casa do Sr. Ananias Athaíde Bernardes, na Praça Sant’Ana, no Mirim, para tratar da fundação do União Futebol Clube. Na época da fundação do time existia grande rivalidade política na localidade, e para que a política não interferisse na referida associação esportiva, foi deliberado, que a diretoria seria formada pelas duas facções partidária, a UDN (União Democrática Nacional) e o PSD (Partido da Social Democrático). O Sr. Enio Mário de Oliveira sugeriu que o nome do time fosse “União”, porque faziam parte da diretoria, pessoas dos dois partidos políticos.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mirim em festa

Dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2011, a comunidade de Mirim estará em festa. É a tradicional festa em honra a São Sebastião e a Nossa Senhora dos Navegantes, que reúne, num misto de fé, devoção e alegria a comunidade católica.
A festa de São Sebastião é realizada há 78 anos e a de Nossa Senhora dos Navegantes há 30 anos. A festa teve inicio com a doação das imagens de São Sebastião, pela senhora Minervina de Souza, e a de Nossa Senhora dos Navegantes, pela senhora Madalena Lemos Maciel.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O Resgate do Futebol no Mirim

Devido a uma divergência de opiniões dos integrantes do Mirim Football Club, uma parte dos associados resolveu fundar outro clube esportivo. No dia 25 de setembro de 1927, o senhor Antônio Teixeira Dias, telegrafista na localidade de Mirim, fundou o Cruzeiro do Sul Foot-Ball Club. Os senhores José Flores da Silva, Alvim Setembrino Xavier, André Avelino de Souza e Álvaro José Prates de Maria foram os autores do nome do novo clube.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Primeiro time de futebol no Mirim

O primeiro time de futebol no Mirim foi fundado no dia 6 de dezembro de 1925, com o nome de Mirim Football Club, pelo senhor Jovino Soares Martins, com o apoio do senhor Antônio Teixeira Dias, telegrafista da agência dos Correios e Telégrafos de Mirim, um dos grandes batalhadores para a fundação do clube. As cores oficiais da equipe eram o preto e o branco. O uniforme do time era camisa com listras verticais pretas e brancas e o calção com uma dessas cores.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes

A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes, tem início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. Consta também que a devoção se originou na Idade Média, no tempo das cruzadas, quando os cristãos invocavam a Proteção de Maria Santíssima. Sob o título de “Estrela do Mar”, eles rogavam sua proteção, quando faziam a travessia do Mar Mediterrâneo em direção à Palestina, e enfrentavam dificuldades em suas frágeis embarcações.

Nossa Senhora é a padroeira não só dos navegantes, mas também de todos os viajantes que se aventuram no mar imenso e desconhecido, e imploram proteção para retornarem aos seus lares. O dia dedicado a Nossa Senhora dos Navegantes é 2 de fevereiro.