quinta-feira, 28 de abril de 2011

155 anos do distrito de Mirim

O Distrito de Mirim completa 155 anos, hoje, quinta-feira (28).  A Freguesia de Mirim foi criada nos anos de 1800 e elevada a categoria de Distrito, no dia 28 de Abril de 1856, pela Lei Provincial n° 413, sendo Presidente da Província o Sr. João José Coutinho. A Igreja Sant’Ana foi elevada a categoria de Paróquia , na mesma data.

domingo, 24 de abril de 2011

Casos mirinenses

A primeira cruz erguida em frente da Matriz, Igreja Sant’Ana de Mirim, datava de 1844. Construída com pedra retirada do rio que corre ao longo do Mirim. Contam que neste rio foi construída uma ponte, por um pedreiro chamado de mestre Henrique, no tempo em que governava o Partido Liberal, graças aos esforços empregados pelo chefe da agremiação política na localidade, o Sr. Clemente José da Silva Pacheco.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A História do Mirim

Não se sabe ao certo a data exata de Fundação da Freguesia de Sant’Ana de Merim, hoje, Distrito de Mirim. Informações que nos leva a crer, que a colonização de Sant’Ana de Merim foi paralela ao povoamento de Vila Nova. Primeiro vieram os vicentistas, que faziam parte da expedição que se deslocava, na época, de São Vicente, para o sul do Brasil, e posteriormente os açorianos, procedentes do Arquipélago dos Açores, Portugal. O documento mais antigo, em mãos, que comprova tal ato é datado de 13 de julho 1852, uma determinação da Câmara Municipal da Laguna, para efetuar a medição do terreno para a então Freguesia. Nessa época já existia uma capela, edificada pelos habitantes da freguesia.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Pessoas que construíram a capela no Mirim

Transcrição do documento com os nomes dos moradores da comunidade, que construíram a Capela para a Imagem de Nossa Senhora Sant’Ana, Padroeira do Distrito de Mirim.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Distrito de Mirim

Estamos no mês de abril, mês de aniversário de fundação do Distrito de Mirim e da Paróquia de Sant’Ana. Durante o mês estaremos postando assuntos relativos a história do distrito, que foi colonizado por descendentes de açorianos.

Nossa terra, o Mirim, no passado teve um papel preponderante no desenvolvimento desta região. É preciso que aqueles que aqui residem, principalmente a juventude, não deixem desaparecer as nossas tradições, pois um povo que não cultiva a sua tradição, torna-se um povo sem identidade, indiferente a tudo o que representa sua grandeza e história.