sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Centenário da Paróquia Sant’Ana e do Distrito de Mirim

MIRIM 1856 – 1956

Em comemoração centenária de Paróquia e Distrito de Mirim, foram realizados, na Vila de Mirim, entre os dias 21 e 29 de Abril de 1956, grandes festejos em comemoração a esses cem anos, onde foi demonstrada grande labuta.
Seria necessário deixar fixado em lugar de destaque, um marco histórico para lembrar fatos acontecidos e homenagear aqueles que, com bravura, lutaram por esta terra. 


O OBELISCO DA PRAÇA

O MONUMENTO FOI INAUGURADO NO DIA 28 DE ABRIL DE 1956.

O espaço para a edificação do Monumento alusivo ao centenário da Paróquia Sant’Ana e Freguesia de Mirim foi  escolhido pelos Senhores Laudelino João de Oliveira e Jair Cardoso, com o auxílio do pedreiro, Senhor Manoel Júlio Raquel. No dia 23 de Março de 1956 foi determinado o lugar, onde seria construído o Monumento. Tão importante e indispensável construção iniciou no dia 26 de Março de 1956.
O pedreiro, Senhor Manoel Júlio Raquel foi auxiliado pelo servente, Senhor Cecelino Geremias.

A planta do monumento foi desenhada pelo Senhor Antônio Faísca, de Laguna. O desenho obedeceu às indicações das pessoas que estavam envolvidas no projeto, sendo, um Obelisco com 4 metros de altura e pedestal de 2 metros de largura.

A Placa com data alusiva ao evento, que está incrustada no monumento foi doada pela Companhia Docas de Imbituba e a forma para a confecção dessa placa foi feita pelo Senhor Ângelo Matos Tolentino, na ocasião, funcionário da empresa doadora da placa. Essa placa assinala para a prosperidade o primeiro centenário de Paróquia e Distrito de Mirim.

Estiveram presentes a esse Ato Inaugural autoridades civis, militares e eclesiásticas. Dom Anselmo Pietrulla, Bispo Diocesano de Tubarão, foi quem proferiu a bênção do monumento dos cem anos da Paróquia Sant’Ana e Distrito de Mirim.

Abaixo transcrição do pronunciamento na Igreja Matriz de Mirim, na recepção a Dom Anselmo Pietrulla, Bispo da Diocese de Tubarão, por acasião dos festejos do Centenário de Paróquia e Distrito de Mirim.

EXMO. E REVMO. DOM ANSELMO PIETRULLA

É grande, neste momento, a satisfação do povo de Mirim, ao Receber a ilustre visita de V. Excia. Revma.
Vindes presidir as solenidades comemorativas do Centenário da Paróquia e Distrito de Mirim. São cem anos de vida religiosa intensa e de esforços dos Sacerdotes de Deus em prol desse rebanho.
Os nossos corações estão em festa, e em festa recebem o amado Pastor, Bispo de grandes virtudes e de um dinamismo apostólico a toda prova V. Excia já conquistou o coração de seu povo.
Campina Grande, no longínquo estado da Paraíba chora a sua partida, e nós, mercê de Deus fomos presenteados com o grande Bispo, que é Vossa Excelência.
É por isso, Excelência, que nos alegramos ao beijar o seu anel. Estes fogos simbolizam o nosso afeto filial. As nossas almas exclamam entusiastas: Bendito o que vem em nome do Senhor.
Durante a sua permanência entre nós estaremos atentos para escutar as suas palavras apostólicas, para seguir os seus santos conselhos.
Augurando-lhe feliz estadia entre nós, pedimos a Vossa Excelência que lance a sua bênção sobre o povo da Paróquia de Sant’Ana e sobre a centenária Vila de Mirim.

  Bendito que vem em nome do Senhor.

  Tenho Dito.


Discurso pronuciamento, no benzimento do Monumento comemorativo do Centenário da Paróquia de Mirim em 28 de abril de 1956.

Exmo. e Revma. Bispo Diocesano
Exmo. Senhor Prefeito Municipal
Exmos e Revmos Sacerdotes
Exmas. Autoridades
Meus Senhores e Minhas Senhoras.
Engalana-se hoje a Vila de Mirim para festejar esta data de grande significado para a nossa comunidade: O transcurso de seu centenário.
Embora modesta a nossa Paróquia não quisesse ver passar efeméride tão grata sem assinalar este dia com um singelo monumento que recordasse para a prosperidade os nossos sentimentos de Fé Cristã.
Que este marco recorde na singeleza de suas linhas o idealismo de um povo que tem o coração voltado para Deus. Que ele seja também uma homenagem aos sacerdotes que nestes cem anos por aqui passaram, exercendo seu ministério sagrado.
Esta humilde terra, senhores, foi regada copiosamente pelo suor de muitos sacerdotes, e especialmente devemos recordar uma grande figura que na paróquia de Mirim exerceu seu sagrado ministério por mais de 30anos. Sabeis-vos, por certo, que quero me referir ao grande, ao insigne, ao inolvidável Cônego Doutor César Rossi. É com emoção que pronuncio este nome, ele para nós, mirinenses, foi mestre e amigo. Lá está seu corpo repousando ao lado da Matriz que ele reformou e tanto amou. Mas o seu nome de apostolado do bem ficará para sempre gravado. Ficará, portanto, este monumento, cujo Benzimento será efetuado dentro em pouco, assinalando esta data tão grata a todos os mirinenses: O Centenário da Paróquia de Sant’Ana de Mirim, nos nossos corações

(Discursos e Homenagem Proferida pelo Senhor Jair Carsoso)


Confira abaixo fotos da festa de centenário.


Dom Anselmo Pietrulla

Procissão no dia 28 de abril de 1956

Autoridades e pessoas da comunidade nos festejos do dia 28 de abril de 1956


Construção do Monumento do Centenário em 14 de março 1956


Festa do Centenário

Inauguração do Monumento do Centenário - 28 de abril de 1956


Programa da festa do centenário 
Lembrança da Festa



Placa alusiva ao centenário

Nenhum comentário:

Postar um comentário