sexta-feira, 31 de maio de 2013

Corpus Christi

A comunidade do Mirim comemorou ontem (30), a data mais importante para os católicos, a celebração do Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. O dia de Corpus Cristi teve origem no século XXIII, no ano de 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Jesus Cristo que apontava como a ausência de uma festa que celebrasse festivamente o sacramento da Eucaristia.

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. 

Além da missa e procissão, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. 

Os tapetes confeccionados para a festa de Corpus Christi são feitos de materiais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, tampinhas de garrafas, flores e folhas. 

O ato religioso foi realizado pelos Ministros José João Pacheco e José Martins. A missa seria celebrada pelo Padre Auricélio, mas em decorrência de atraso na BR 101, o padre realizou somente a adoração ao Santíssimo Sacramento e a procissão. 


Veja fotos dos tapetes coloridos de Corpus Christi.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário