sexta-feira, 20 de maio de 2011

História da Educação

Com base em anotações de livros de registro escolar, pesquisa na comunidade e documentos encontrados nos arquivos de Jair Cardoso foi constatado que o ensino no Distrito de Mirim, na então, Freguesia de Sant’Ana do Merim (maracujá), vem dos idos de 1800, Período Imperial (Monarquia).
É importante observar que, a Igreja Sant’Ana do Distrito de Mirim, foi criada no ano de 1850, tendo sido elevada a categoria de Paróquia no dia 28 de abril de 1856. Nessa época, já existia Escola Pública.

Relacionamos alguns professores:

Mestre Simplício José dos Reis, foi professor da avó materna dos irmãos Jair, Jairo e Edite Cardoso.
Professor Leopoldo de Souza Guimarães, exercia também outras funções compatíveis ao seu grau de instrução. Na eleição para Deputado e Senador, nos anos de 1890 e 1891, já na república, foi Presidente de mesa de eleição, conforme registro no livro de ata. As eleições transcorriam na Escola Pública do sexo masculino.
José Luis Martins, Inácio José de Carvalho, Petronília Júlia Ferreira, Adelina Bernardes Ribeiro, Dulce Matos (Laguna), Maria Madalena Brasil Soares (Dona Bola), Tomázia dos Santos Cardoso, Iracema Soares.

A professora Argentina Cardoso de Oliveira, ingressou em 1932 e permaneceu na escola até 1943, nessa época era denominada Escola Mista de Mirim, município de Laguna, SC. Durante a Regência da Professora Argentina foi criado o Órgão Mensal da Escola, Jornal O Brasil. Encontram-se nos arquivos da Escola de Educação Básica Marcílio Dias S. Thiago, dois exemplares originais do ano de 1937 e 1939. O corpo discente era formado de 45 alunos, distribuídos nos três primeiros anos, ou seja, 1ª série, 2ª Série e 3ª Série.

A Srª. Josina Teixeira Pacheco foi Professora Municipal, no período de 1937 a 1943 e com a transferência da Professora Argentina Cardoso de Oliveira em 1943, assumiu a Regência da Escola Estadual de 1943 a 1961. Nos anos de 1953, 1954 e 1955, além da Professora regente, tinha a Professora Auxiliar, Srª.  Betina Ferreira de Souza.

A Srª. Betina Ferreira de Souza, no período de 1933 a 1937, exercia as funções de Professora Auxiliar da Escola Paroquial do Distrito de Mirim, que era regida pelo Cônego César Rossi. Os Serviços prestados da Professora Auxiliar eram pagos através de subvenções da Prefeitura Municipal de Laguna, SC. É importante observar que, a Escola Paroquial do Distrito de Mirim foi criada para dar aulas paralelas às crianças que estudavam na Escola Mista Estadual, hoje poderíamos dizer, aulas de reforço.  Existia nessa época , o Clube Recreativo e Esportivo Cruzeiro do Sul, cujos sócios patrocinavam a aula noturna, que funcionava também na casa paroquial, porém foi por pouco tempo.

Com dados extraídos do livro de visitas, do ano de 1940, cujo termo lavrado pelo Sr. Inspetor Escolar, Adriano Mosimann, existia no ano de 1938, o “Clube Agrícola Orestes Guimarães” e “Caixa Escolar”, cujo balancete era enviado todos os meses ao Departamento de Educação, conforme recomendação do próprio Inspetor.  Nos anos de 1941 e 1942, o Inspetor Escolar era o Sr. Hermínio Heusi da Silva, no período de 1943 a 1947, o Sr. Taciano Barreto do Nascimento, entre os anos de 1948 e 1950, o Sr. Arno Hub, nos anos de 1953 e 1954, o Sr. Pedro Piva Júnior e entre os anos de 1955 e 1960, o Inspetor era o Sr. Hélio Puerta.

Até o ano de 1950, as aulas funcionavam na casa do professor ou em casa alugada. Foi quando em 20 de agosto de 1950, foi inaugurado um prédio escolar, denominado de Escola Mista Sant’Ana, com duas salas de aula, denominadas de Presidente Eurico Gaspar Dutra e Prefeito Alberto Crippa, e um banheiro. O prédio escolar ficava na Sede do distrito de Mirim, na Praça Sant’Ana, e foi construído pelo município de Laguna, cujo Prefeito era o Sr. Alberto Crippa, e solicitado pelo então vereador, representante do Distrito na Câmara Municipal de Laguna, Sr. Laudelino João de Oliveira.  

Nos anos de 1951 e 1952 a escola recebeu a visita da Inspetora das Associações Auxiliares da Escola, a Srª. Nair Haberbeck, e durante a visita, mandou que fossem ativadas as associações que estavam paralisadas, como: Pelotão de Saúde, Jornal Escolar, Clube Agrícola, Círculo de Pais e Professores, pois funcionava apenas a Caixa Escolar e recomendou a criação da Associação da Liga Pró-Lingua Nacional.    

Em 1960, a escola passou a ser Escola Reunida Sant’Ana do Distrito de Mirim.  Em 1961 a escola recebeu a visita do Inspetor Escolar Sr. Gustavo Gonzaga. O corpo docente era assim constituído:
Professora Josina Teixeira Pacheco – Padrão M.M.2;
Professora Marlene Rocha Brasil – Padrão R.E.P. – M.M.3;
Professora Maria Jessy Ramos – Padrão M.M.3;
Professora Maria Enilde Duarte – Padrão M.M.3;
Professora Vanda Jônia de Souza – Complementarista;
Diarista Srª. Valdíria Ribeiro dos Santos – Servente;

Em 1962 e 1963 constam nos registros do livro de visitas, a visita da Inspetora Srª. Maria Estelita Barreto. No ano de 1962, a Srª. Hildebrandina Rodrigues Rocha, Professora Regente de Ensino Primário – Padrão M.M.7 foi designada para responder pela Direção da Escola, no lugar da Srª. Josina Teixeira Pacheco.

No ano de 1964, a Escola recebeu a visita da Srª. Sônia Maria Simões de Bona, Professora Normalista designada para responder pela 83ª Circunscrição Escolar do Município de Imbituba. Foi observado que o corpo docente era composto de:
Hildebrandina Rodrigues Rocha – Padrão M.M.13;
Maria Oseas Nascimento, R.E.P. – Padrão M.M.13;
Maria Enilde Duarte, R.E.P. – Padrão M.M.13;
Josina Teixeira Pacheco – Complementarista;
Ana Laurentino – Não titulada;
Marlene Rosa Machado – Não titulada;
Valdíria Ribeiro dos Santos e Ana Carvalho Custódio – Serventes.

No dia 20 de maio 1968, o corpo docente era formado pelas Professoras:
Hildebrandina Rodrigues Rocha, PF-2 (Encarregada pela Direção);
Izeni Cardoso de Oliveira, PF-2, nomeada em 1966, para reger uma classe (5° ano), criada na escola em preparação ao exame de admissão do ginásio.
Rosa Pires da Silva, ocupou a vaga da professora Maria Enilde Duarte;
Valquíria Maria Rafael, normalista, ocupou a vaga da professora Maria Oseas Nascimento;
Marlene Rosa Machado, Não titulada;
Rosilda Teixeira;
Ana Tereza Sizenando Custódio;
Valdíria Ribeiro dos Santos, Servente.

Durante a Visita do dia 24 de março de 1969, foi observado que o quadro de funcionários era:
Profª Izeni Cardoso de Oliveira, Regionalista, Encarregada pela Direção;
Profª Rosa Pires da Silva, Normalista;
Profª Valquíria Maria Rafael, Normalista;
Profª Ana Tereza Custódio, Não titulada;
Profª Vanda Jônia de Souza, Não titulada;
Profª Marlene Rosa Machado, Não titulada;
Profª Hildebrandina Rodrigues Rocha, Normalista;
Valdíria Ribeiro dos Santos, Servente.

Em dezembro de 1969, o quadro de funcionários da Escola Reunida Sant’Ana do Distrito de Mirim, último ano a funcionar, para dar abertura ao Grupo Escolar Professor Marcílio Dias S. Thiago, no início do ano de 1970, era assim constituído:
 Profª Izeni Cardoso de Oliveira, Regionalista, Encarregada pela Direção, PF-2;
Profª Rosa Pires da Silva, Estagiária, PF-5;
Profª Vanda Jônia de Souza, Complementarista, PF-5;
Profª Marlene Rosa Machado, Não titulada, PF-5;
Profª Hildebrandina Rodrigues Rocha, Normalista, PF-2;
Profª Nilza de Souza Sizenando, Normalista;
Valdíria Ribeiro dos Santos, Servente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário