quinta-feira, 28 de julho de 2011

Festa Junina

A Escola de Ensino Fundamental “Professor Marcílio Dias S. Thiago empenhados a dar continuidade à preservação cultural aos seus alunos, pois os mesmos ou assim a maneira dessas crianças e adolescentes levarem as suas famílias tradições deixadas ou que receberam de seus antepassados. São valores muito fortes que enriquecem culturalmente aqueles que estão formando e amadurecendo seu conhecimento.

Durante os “Festejos Juninos” é demonstrado fortemente através, desta ação, de atrações como: DANÇAS: Quadrilha, Pau-de-Fita, Brincadeira de Roda, GASTRONOMIA: Derivados da Mandioca, como: Cuscuz, Beiju, Bijajica (Mané Pança), Broa de Polvilho, Rosca de Polvilho e Biroró, também Derivados do Amendoim: Cartucho, Paçoca, Torradinha, Amendoim Torrado e os Derivados da cana de açúcar: Pé de moleque, Puxa-Puxa, Melado com Farinha de Mandioca, outros quitutes e o tradicional Quentão.

A Festa Junina que teve origem em países europeus é tradição deixada aqui no Brasil, pelos colonizadores portugueses, ainda durante o período colonial. Aqui recebeu influência dos costumes dos povos indígenas e negros.

Da França veio a dança marcada, características típicas das danças nobres e que, no Brasil, influenciou as típicas quadrilhas. A tradição de soltar fogos de artifícios veio da China. Da Península Ibérica teria vindo a dança de fitas que é muito comum em Portugal e Espanha.

Todos estes elementos culturais foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares de cada uma delas.

Sendo o mês de junho, inverno, época de Farinhada, na nossa região, havia muitos engenhos de farinha de mandioca e de açúcar e a gastronomia era feita com os produtos fabricados artesanalmente nos engenhos.

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras e as famílias se reuniam em volta para dançar e festejar, formando roda de dança e quadrilha. Era costume na nossa região as moças (solteiras) fazer pequenas fogueiras repetindo o nome do moço com quem elas queriam casar, enquanto elas pulavam a fogueira, pedindo a intervenção de Santo Antônio, o Santo casamenteiro. Colocavam batata doce e aipim para assar na brasa que ardia na fogueira. Vizinhos, amigos e familiares se reuniam e ali festejavam ao redor da fogueira no quintal de casa.

Junho é o mês de São João, Santo Antônio, São Pedro e São Paulo. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de “Festa Joanina”, especialmente em homenagem a São João. O nome Joanina, segundo alguns historiadores, teve origem nos países europeus católicos no século IV.

Hoje são poucas as famílias que se reúnem para festejar Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo com uma Festa Junina. Podemos citar aqui, na comunidade, de Mirim, uma família, que reunida, faz sua Festa Junina, a Senhora Maria Bernardes e seus filhos.

Na Ilha Terceira, no Arquipélago dos Açores, acontece a Festa Sanjoanina. Neste período, nas Sanjoaninas, tem a Festa do Divino Espírito Santo onde acontecem as Quermesses, as Marchas Sanjoaninas e as Touradas à Corda e Touros Soltos na Praça.


Abaixo fotos da Festa Junina realizada no dia 08 de julho, no Salão Paroquial de Mirim.

Fotos de Mauro Corrêa.



















Um comentário:

  1. Oi pessoal gostaria de saber qual a receita do Biroró.Podem me passar? grata

    ResponderExcluir