terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mirim, ontem que preserva hoje


Por  Geneval Fernandes Laurentino


MIRIM PRESENTE NA FESTA AÇORIANA DE SANTA CATARINA – 18º AÇOR

No fim de tarde de sexta-feira, dia 23 de setembro de 2011, iniciava-se o 18º Açor, a maior festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, e porque não do Brasil, organizada pelo NEA (Núcleo de Estudos Açorianos de Santa Catarina – UFSC).

Fomos recepcionados pelos munícipes de Sombrio, cidade sede desta edição do evento. Mas, não foi somente o povo de Sombrio que nos acolhia naquele final de tarde, também fomos recepcionados pela chuva que caia do céu como um aviso, nos preparando para os momentos emocionantes que iríamos presenciar e de uma enxurrada de manifestações culturais que nos mostrariam que a cultura deixada pelos nossos antepassados, ainda estava muito presente e viva em nosso meio. Participamos desta festa através de nosso estande, onde apresentamos para os visitantes um pouco de nossa raiz cultural embasada principalmente pela crença do Culto ao Divino Espírito Santo, representada pela Bandeira e pela Coroa, sendo a representatividade da Corte Imperial.
  
Simultaneamente aos estandes acontecia no palco principal e alternativo, várias manifestações das delegações presentes neste Açor, representando as mais variadas instituições de nosso estado e também do estado vizinho, o Rio Grande do Sul.
  
No sábado, dia 24, pela manhã, aconteceu o desfile oficial das delegações, onde cada uma apresentou em síntese para a cidade de Sombrio, tudo o que o povo presenciaria nesses três dias de festa, sendo assim um convite a prestigiar mais um Açor. Devemos destacar à brilhante participação por parte das unidades escolares do município de Sombrio, que durante todo esse ano teve em suas atividades um aprofundamento maior da cultura de base açoriana. Também ressaltar que durante toda a festividade no salão foi servido a gastronomia açoriana.

No domingo, dia 25, às 9 horas, na Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua, tivemos a missa presidida pelo Padre Valmir Laudelino Silvano, de Florianópolis, e concelebrada pelo Padre Antônio Vander da Paróquia de Sombrio, com a emocionante presença das bandeiras do Divino, e suas cantorias, apresentando-se nos ritos sacramentais da missa. A emoção tomou conte desse momento, principalmente no cortejo de saída das bandeiras, onde crianças, jovens, homens e mulheres não deixam de demonstrar através de lágrimas e sorrisos, sua fé e devoção.

Após a Santa Missa aconteceu à tradicional procissão do pau de São Sebastião (tronco de aproximadamente seis metros decorado com flores e ramos), apresentada pela delegação do município de Penha, onde, segundo a tradição, depois de abençoado pelo padre e erguido em praça pública, aqueles que tocarem ou pegarem uma flor ou ramo serão abençoados com a graça que pedirem.

No palco principal queremos destacar as apresentações de várias danças, músicas e brincadeiras de bois de mamão, e nos chamando a atenção que cada grupo que se apresentava tinha um estilo próprio, completamente diferente da apresentação do outro grupo. O impressionante é destacar que nossa cultura não se representa com roupas pobres e remendadas e sim com luxuosas vestes vindas e inspiradas pelas ilhas dos Açores, e que os jovens participaram em um número bem expressivo nas várias danças, nos mais diversificados instrumentos musicais, compartilhando com crianças e adultos o mesmo palco, fazendo de cada apresentação um lindo e inesquecível espetáculo, que jamais sairão de nossas lembranças. Com o encerramento, fica-nos o desafio de participarmos com uma maior representatividade no 19º Açor em 2012.

Sempre que as oportunidades aparecem para que possamos participar de eventos culturais mostrando o que ainda temos, dotes esses, nos deixados por aqueles que, no anonimato mostraram o “Saber Ser” e “Saber Fazer” está nos valores, onde jamais poderá ser arrancado de nós.  

Foram muitas as participações da comunidade de Mirim em evento de porte importante para a cultura, não só no Estado, como também no País, no Canadá, nas Ilhas dos Açores e Madeira (Portugal), em palestras, com fotos, filmes e slides levados por representantes do NEA – UFSC, da Casa dos Açores de Santa Catarina e da Fundação Franklin Cascaes.

A sociedade Cultural da Freguesia de Mirim esteve presente no 18º Açor levando tudo de bom e de muito valor da nossa cultura. Foi representado pelo Presidente Geneval Fernandes Laurentino, pela Secretária Ana Jandira Gonçalves Laurentino e pela 2ª Secretária Josimare Gonçalves.










Nenhum comentário:

Postar um comentário