domingo, 28 de abril de 2013

157 anos de Mirim

Hoje o Distrito de Mirim completa 157 anos. Oh! Meu Mirim és assim, meu pedacinho de lugar.

Nos anos de 1800 foi criada a Freguesia de Mirim, sendo que em 28 de abril de 1856, pela Lei Provincial n° 413 foi elevado à categoria de Distrito. O Presidente da Província era João José Coutinho.

A colonização do Mirim aconteceu em 1720, com a chegada de imigrantes portugueses, vindos do Arquipélago dos Açores e da Ilha da Madeira. O distrito incorporou muitas tradições da cultura açoriana, como a pesca artesanal, artesanato, cantigas de rodas, plantação de mandioca, engenho de farinha, gastronomia, Festa do Divino Espírito Santo, Cantoria da Bandeira do Divino. 

O Distrito de Mirim é composto pelos bairros: Mirim, Morro do Mirim, Nova Brasília, Campestre, Sambaqui, Arroio do Rosa, Alto Arroio, Arroio, Ibiraquera, Praia do Rosa, Araçatuba e Penha. 

Durante a semana aconteceram vários eventos em comemoração aos 157 anos de aniversário do Distrito. 

Dia 21, IX Encontro de Corais, promovido pela Associação Coral Sant’Ana de Mirim e a Sociedade Cultural Freguesia do Mirim, promoveu o 1° Café Cultural. 

De 25 a 28, o Festival Permanente do Minuto, com a Mostra dos Melhores Minutos de 2012, realizado pela Sociedade Cultural Freguesia do Mirim, Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa e Secretaria da Cultura do Município de Imbituba, 

Dia 28 foi realizada a Celebração eucarística, na Igreja Sant’Ana, celebrada pelo ministro José Martins. 


Abaixo fotos do Distrito de Mirim.

Igreja Sant'Ana
Praça Sant'Ana

Intendência e Posto dos Correios

Mirim, visto do trapiche

Trapiche

Lago a do Mirim
Monumento do Centenário  do Mirim

Monumento dos 150 anos de Mirim

Igreja Sant'Ana
Arvore Centenária

Praça Sant'Ana

Praça Sant'Ana

Um comentário:

  1. Parabés Mirim pelos 157 anos. Sou de florianópolis e conheço bem o Mirim e posso afirmar que é um dos melhores lugares para se morar na região da amurel. Pessoal do Mirim é hospitaleiro, ordeiro, muito organizado. Olhando essas fotos dar pra sentir a beleza e a tranquilidade do lugar. Muito diferentes de alguns bairros do município que é um caos.

    Hercílio K. das Neves

    ResponderExcluir