quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Primeiro time de futebol no Mirim

O primeiro time de futebol no Mirim foi fundado no dia 6 de dezembro de 1925, com o nome de Mirim Football Club, pelo senhor Jovino Soares Martins, com o apoio do senhor Antônio Teixeira Dias, telegrafista da agência dos Correios e Telégrafos de Mirim, um dos grandes batalhadores para a fundação do clube. As cores oficiais da equipe eram o preto e o branco. O uniforme do time era camisa com listras verticais pretas e brancas e o calção com uma dessas cores.

No dia da inauguração, os jogadores uniformizado, formados em fila saíram da residência da senhora Liberata Pereira da Rosa, hoje, residência da senhora Valdira Ribeiro dos Santos, viúva do senhor Manoel João dos Santos, em frente à Praça Sant’Ana, até o campo de futebol. O campo situado nas proximidades do local em que atualmente está o Posto de Saúde, terreno esse no qual atravessa a Rodovia Federal, BR 101, era um terreno de propriedade do senhor Álvaro Hilarião Pacheco. O jogo foi contra o segundo time do Atlético de Imbituba, com a vitória do time visitante, pelo placar de 1x0.

Abaixo, transcrição da notícia publicada em 11 de dezembro de 1925, no jornal “A Cidade de Laguna", sobre a inauguração do time de futebol.
         

          Mirim
          Dia 9 de dezembro. (pelo correio)
Realizou-se no dia 6 do corrente, nesta localidade, a inauguração do “Mirim Football Club”.
Depois do acto inaugural houve um encontro amistoso entre o “Mirim” e o segundo team do “Athletico”, de Imbituba.
Saiu vencedor este último pelo resultado de 1x0.
Ainda assim, porém, os rapazes do “Mirim”, que se ressentem de um treino constante e aperfeiçoador, souberam manter-se com galhardia, evidenciando já um rápido e brilhante progresso desportivo.
Aliás, o próprio resultado do jogo que não tem grande significação como Victoria, serve para indicar o que os nossos jogadores podem e devem fazer no terreno do Football.
Contando uma direcção esclarecida, cuja frente está o esforçado “sportman” Sr. Antônio Dias, devem procurar exercitar-se com maior freqüência, melhorando gradualmente as suas condições de ataque e resistência, de modo que não lhes será difícil conquistar, em tempo próximo, repetidas e belas victorias.

O Mirim Football Club jogou diversas partidas amistosas com o Imbituba Atlético Clube, e quando os jogos aconteciam em domingos de festa religiosa na comunidade, a banda musical que amimava a festa, também amimava a partida de futebol. Em comemoração aos gols que as equipes marcavam a banda musical tocava sempre um dobrado ou uma marchinha.


Jogadores mais lembrados da equipe do Mirim Football Club:
Jovino Martins, José Pereira Martins, José Flores da Silva, Olavo de Oliveira, Renê Machado e Pedro de Souza Machado.


Hino do Mirim Football Club

Branco e Preto são as cores
Do nosso time batuta,
Que nós somos mirinenses,
Não recuamos da luta.

Quem quiser ser companheiro
Tem que mostrar sua coragem,
Que nós somos mirinenses,
Não ficamos na bobagem.

Vamos, vamos companheiros,
Vamos ver quem pode mais,
Que nós somos mirinenses,
Não fiquem para traz.

Um comentário:

  1. Carlos Ávila - Fpolis10 de fevereiro de 2011 às 11:48

    O Mirim antigamente era bem mais animado do que agora. Hoje não consegue ter um time de futebol. Tempos bons aquele que esperávamos o domingo para vermos o Grande União jogar. O Campo que ficava atrás da Igreja lotava quando o União jogava contra bons times da região e de outros municípios, com craques como Pedro Paulo, Tesoura, Alci, Zé Tatá, Paulo Roberto e o grande Jair no Gol.

    ResponderExcluir