quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes

A fé e a designação Nossa Senhora dos Navegantes, tem início no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. Consta também que a devoção se originou na Idade Média, no tempo das cruzadas, quando os cristãos invocavam a Proteção de Maria Santíssima. Sob o título de “Estrela do Mar”, eles rogavam sua proteção, quando faziam a travessia do Mar Mediterrâneo em direção à Palestina, e enfrentavam dificuldades em suas frágeis embarcações.

Nossa Senhora é a padroeira não só dos navegantes, mas também de todos os viajantes que se aventuram no mar imenso e desconhecido, e imploram proteção para retornarem aos seus lares. O dia dedicado a Nossa Senhora dos Navegantes é 2 de fevereiro.

A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores. Pedro Álvares Cabral trazia em sua nau capitânia uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, sendo levada até a Índia, onde uma capela em sua homenagem foi erguida e ali ficou até o século XVII sob a guarda de franciscanos e sob mantença de descendentes de Cabral. Atualmente a imagem está na Igreja da Sagrada Família, em Belmonte, Portugal. Tal tradição foi mantida entre os marítimos e foi difundida pelos navegadores portugueses e espanhóis, disseminando-se entre os pescadores litorâneos principalmente nas terras colonizadas pela Espanha e Portugal.

Nossa Senhora dos Navegantes é também conhecida pelo nome de Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Boa Esperança e Nossa Senhora da Esperança. As conseqüências foram a multiplicação de capelas, igrejas e santuários nas regiões pesqueiras, particularmente no Sul do Brasil, onde a concentração de cidades que a veneram como padroeira é significativamente expressiva. No município de Imbituba é festejado nas comunidades de Itapirubá, Ibiraquera e Mirim.

Casal doador da Imagem de N. S. dos Navegantes
A festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, em Mirim, tem sua tradição desde que a imagem foi doada para a Igreja Sant'Ana. A Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi doada pela senhora Madalena Lemos Maciel, esposa do senhor Avelino José Maciel, que residia em Porto Alegre.  Ele, filho de Mirim, e ainda jovem foi trabalhar na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, e lá conheceu Madalena onde contraíram núpcias.

Em certa ocasião, o senhor Avelino teve problema de saúde e um dos dedos do pé gangrenou e os médicos tiveram que amputá-lo. Muito preocupada com o problema de saúde do esposo, a senhora Madalena, acompanhando-o de pés descalços, com muita fé e devoção na procissão de Navegantes, em Porto Alegre, e pediu a intercessão de Nossa Senhora, na cura de seu esposo, e que doaria uma Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes para a Igreja Sant’Ana de Mirim.

Por ter tido a cura através da graça alcançada, no ano de 1980, o casal Avelino José e Madalena trouxeram de Porto Alegre a Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes até a casa do casal Irineu Maciel e Araci Duarte Domingos, no Morro do Maquiné, hoje Vale das Pedras, irmão do senhor Avelino. Após 20 dias saíram em procissão com a imagem do Morro do Maquiné até o trevo de Mirim na BR 101, onde foram recepcionados pelos fiéis da comunidade,  e todos se dirigiram a Igreja Sant’Ana para a celebração religiosa. Os preparativos do traslado e da celebração religiosa foram organizados pela dona Marcelina Latrônico Prates, 

Procissão da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

A Festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes é celebrada na comunidade de Mirim há 30 anos junto com a Festa em honra a São Sebastião que é celebrada há 78 anos. A primeira festa de Nossa Senhora dos Navegantes foi realizada no mês de fevereiro de 1981 e teve como primeiro festeiro o casal Jerônimo e Léa de Oliveira Lopes.

A comunidade de Mirim estará em festa, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2011, em honra a São Sebastião e Nossa Senhora dos Navegantes, sobre a coordenação do casal 1° Festeiro, José João Pacheco e Maria Aparecida Geremias Pacheco.  

2 comentários:

  1. Parabenizo a iniciativa de mostrar uma história tão importante.

    ResponderExcluir
  2. Ah que saudades no mosso querido Mirim. Eu sempre buscava informações na internet sobre o Mirim e nunca encontrava.

    ResponderExcluir