sábado, 12 de fevereiro de 2011

O Resgate do Futebol no Mirim

Devido a uma divergência de opiniões dos integrantes do Mirim Football Club, uma parte dos associados resolveu fundar outro clube esportivo. No dia 25 de setembro de 1927, o senhor Antônio Teixeira Dias, telegrafista na localidade de Mirim, fundou o Cruzeiro do Sul Foot-Ball Club. Os senhores José Flores da Silva, Alvim Setembrino Xavier, André Avelino de Souza e Álvaro José Prates de Maria foram os autores do nome do novo clube.

O primeiro treino do Cruzeiro do Sul Foot-Ball Club foi realizado no dia 27 de setembro, em uma tarde de terça-feira, com clima ameno, soprando um fraco e agradável vento nordeste. O juiz do treino foi o senhor Alvim Setembrino Xavier, com a participação do time titular e do time aspirante, ou como chamavam na época, 1° e 2° quadro da sociedade. As cores oficiais do clube eram o vermelho e o azul. O uniforme era camisa azul, com gola e punhos vermelhos, e calção azul.

O campo de futebol do Cruzeiro do Sul estava localizado no terreno onde hoje está o Posto de Saúde e a Br 101, de propriedade do senhor Álvaro Hilarião Pacheco. O clube teve atuação ativa e realizou grandes partidas de futebol com times de Vila Nova, Imbituba, Imaruí e outras localidades. Entre as melhores partidas realizadas pelo clube, destacamos o jogo contra os “Heróis”, time de futebol de Imbituba, fundado e dirigido por um português de nome Manoel José Padrão, aposentado da marinha que era chamado de “Comandante Padrão.

No dia 26 de março de 1929, foi inaugurado o Salão de Danças do Cruzeiro do Sul, que ficava em frente à Praça Sant’Ana, onde eram realizadas as promoções e animados bailes, muitos deles, abrilhantados pelas Bandas Musicais “Carlos Gomes” de Laguna,” Amor a Ordem” de Imaruí e “Operária” de Imbituba.

No ano de 1933, Jair Cardoso, elaborou e redigiu o estatuto do clube, com 8 capítulos, que regulamentavam questões do clube e seus fins, da diretoria, dos sócios, das penalidades, das assembleias gerais, do patrimônio, da bandeira e caderneta de sócios e das disposições Gerais

Abaixo publicamos o hino do clube e o grito de guerra da torcida. Mantivemos a mesma grafia da época.

Hino do Cruzeiro do Sul Foot-Ball Club, 
Música de Álvaro Hilarião Pacheco
Letra: Autor desconhecido

Embora novo, o “Cruzeiro”
Não teme competidor.
Unido, forte, valente,
Combaterá com ardor.

Campo, não escolheremos
P’ra fincar nossa bandeira:
Temos no peito o “Cruzeiro”...
E no pé, bôa “shooteira”...

Estribilho
Salve! ó Cruzeiro do Sul
Grandêsa da Pátria amada!
Nosso club tem seu nome:
Avante rapasiada!

Para frente, avante, avante!
Que a victória por nós chama!
Somos filho do “Cruzeiro”,
No peito o valôr se inflamma!


Grito de guerra de Torcida
 Letra e Música de Álvaro Hilarião Pacheco

Vamos marchando, entusiasmados
Com a bandeira azul e encarnado.
Vamos marchando,
Todos sobranceiros
O nosso clube é o “Cruzeiro”.

Grito de guerra da torcida
Letra de João Rosalio, em 19 de julho de 1934

Companheiros sempre avante
Sem nunca desanimar
Lutando ardorosamente
Para a vitória conquistar.

Para frente a combater
Vamos sempre companheiros,
Só assim o nosso time
Será um dos primeiros.

Da união nasce a força
Assim diz o ditado
Nós também sendo unidos
Elevaremos o Combinado.

Mente sã em corpo são
Seja a nossa divisa,
Quem assim fizer
O bem do esporte visa.

Com amor defenderemos
A nossa amada bandeira,
Procurando elevá-la
Para que seja a primeira.

Com o desaparecimento do Mirim Football Club e do Cruzeiro do Sul Foot-Ball Club, outros clubes esportivos foram fundados, como o Vanguarda Futebol Clube, fundado por Álvaro Prates de Maria e Pedro Deodato e o Esporte Clube Brasil Merim, em 1939, entretanto esses times tiveram existência efêmera.
Em 1949, o Mirim contava com times fracos, sem nenhuma expressão, formados por jovens aficionados pelo esporte, que raras vezes conseguiam obter vitórias. Diante dessa situação e como o futebol naquela época representava o valor da localidade (comunidade), reuniram-se um grupo de pessoas para fundar um novo clube esportivo que recebeu o nome de “União Futebol Clube”.


 Abaixo fotos dos documentos originais, cedidas pela família do saudoso Jair Cardoso.


Convite
Recibo
Grito de Guerra da torcida
Hino do Cruzeiro do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário