domingo, 23 de janeiro de 2011

A chamada “FIGUEIRA” na Praça Santa’Ana de Mirim

A árvore que existe no centro da Praça Sant’ana de Mirim, foi plantada no lugar onde havia uma cruz com a data de 1844. Conta-se que o fato aconteceu em 1922, pelo senhor João da Mata Soares, de tradicional família mirinense.

Em 1922, ano em que foi festejado o centenário da Independência do Brasil, foram plantados vários eucaliptos na praça, pelo senhor Antônio Miguel Martins, Intendente Distrital na época. Os eucaliptos foram plantados em duas filas, uma do lado esquerdo e a outra do lado direito da praça, no sentido da igreja até a lagoa. Presume-se que a árvore tenha sido plantada na mesma época.

Certa ocasião, o senhor João da Mata Soares, foi até ao Rio de Janeiro, como tripulante de um navio que atracava no porto de Imbituba, e na volta trouxe várias mudas de árvores para plantar no seu quintal, fundos de sua casa, na antiga Rua de Baixo ou Rua das Flores, hoje, Rua Elias de Morais. Uma dessas mudas foi a que o senhor João da Mata Soares plantou na praça.

Francisco Marcelino Marques, que residia em Ibiraquera, relatou que “em certa ocasião, veio ao Mirim batizar uma criança e o vigário, Padre Doutor César Rossi estava assistindo ao plantio dessa árvore, e que pediu ao senhor Francisco que esperasse alguns minutos”.

Confira as fotos da Praça, Igreja, Árvore e dos Irmãos Cardoso.    

Igreja de Mirim no domingo de Ramos em 5 de abril de 1936


Praça em 25 de janeiro de 1942

Praça Sant'na ao amanhecer em 26 de dezembero de 1945


Praça em 31 de dezembro de1947


Os irmãos Jair e Jairo Cardoso
Praça Sant'ana - Fevereiro de 1952


Monumento de Aniversário do Centenário da Paroquia de Mirim.
Em frente da árvore e da Praça Sant'ana - 28 de abril de 1956

Praça Sant'Ana -  1958


Monumento de 150º Aniversário da Paróquia do Mirim, na Praça Sant'ana.
No fundo a árvore -  28 de abril de 2006


Um comentário:

  1. Geraldo José Ribeiro - São Paulo16 de fevereiro de 2011 às 21:14

    Sou, mirinense desde pequeno, hoje tou velhinho. mais amo esse pedacinho de terra. Com essa praça e essa lagoa tão maravilhosa, onde já pesquei, já tomei muito banho. estor hoje morando em SP Mais meu coração sempre esta nesta terrrrraaa, Bj

    ResponderExcluir