quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião

São Sebastião mártir e santo cristão nasceu na Itália, por volta do século III. Foi condenado à morte pelo Imperador romano Diocleciano, sendo amarrado a um tronco, foi atravessado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene, retirou as flechas do peito de São Sebastião e o tratou.

Recuperado, Sebastião se apresentou diante do Imperador e o repreendeu pelas injustiças praticadas contra os cristãos. Diocleciano, perplexo com a ousadia, ordenou que o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.

O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável. Ele seguia a beatitude da cidade suprema e da glória.

Mirim é uma comunidade católica fervorosa e ainda mantém suas tradições religiosas. Embora São Sebastião não seja o padroeiro, Mirim festeja-o todos os anos desde que a Imagem do Santo foi doada.

Com a reforma terminada, a igreja precisava de imagens, pois a mesma estava vazia. O Cônego César Rossi, vigário da Paróquia, procurou por pessoas devotas, pedindo doações de imagens de Santos. Então, Dona Minervina de Souza, mãe do senhor Patrício Siqueira, doou uma imagem de São Sebastião.

A partir dessa época, desde que foi inaugurada a igreja, acontece a festa de São Sebastião, no Mirim. Nas celebrações religiosas em honra a São Sebastião as pessoas devotas vêm agradecer as graças alcançadas nas promessas feitas ao Santo São Sebastião.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário