sábado, 8 de janeiro de 2011

Fundação da Freguesia Sant'ana de Mirim

Arquivo Jair Cardoso -  Igreja do Mirim em 1912

A Freguesia Sant'ana de Mirim foi fundada por pessoas que vieram do Rio D’una (perto do Riacho). O terreno para a então freguesia foi doado por João Homem da Costa e foi demarcado por determinação da Câmara Municipal de Laguna em 13 de Julho de 1852.

Sendo a Vila de Mirim uma das mais antigas de Santa Catarina, destacando-se em importância na história de nosso estado, representado também pelo seu povo uma das mais antigas comunidades de fé. Povo extremamente católico, nossos colonizadores, deixaram heranças, hoje, muito forte, presente em nós. Traziam juntamente na sua bagagem o que tinham de mais precioso e forte. A sustentação de suas vidas. A Fé. Presença marcante na religiosidade católica na comunidade de Mirim.

Os fiéis para se reunir em oração, e louvar a Deus em agradecimento aos benefícios recebidos, e para abrigar a imagem de Sant’Ana, edificaram uma capela, dando assim início as celebrações religiosas em Mirim. Aprimorando as condições da capela-mor, que foi erguida conforme as condições da comunidade e a nave maior da capela demorava a ser construída. Então, durante a visita do presidente da província em 3 de março de 1856, achando a construção atrasada, assim se manifestou, "O povo de Mirim que mostrou zelo e atividade na construção da Capela-mor, parece ter esfriado a respeito do corpo da igreja". Os responsáveis pela construção do templo, entretanto se desculparam alegando falta de condições financeiras e que as campanhas pouco estavam rendendo.


Arquivo Jair Cardoso - Igreja em 1938
      
Em 18 de Julho de 1892  passava por Mirim, o então bispo de Curitiba, Dom José de Camargo Barros, que foi recebido com grande festa, encontrou a igreja com nova feição: presbitério forrado e assoalhado, geminado a uma parte que formava o corpo da igreja.

Em 30 de maio de 1902, aqui retornou Dom José de Camargo Barros,  notou pouco progresso na construção da igreja e fez novas recomendações.

Com a saída do padre Fidalgo, o padre Dr. César Rossi assume como Vigário Interino em 4 de maio de 1918, quando em 1925 é nomeado Vigário de Mirim, sendo Garopaba anexada a esta Paróquia. Vendo as dificuldades que a Paróquia apresentava, finalmente em 1929, o Cônego César Rossi, Vigário Paroquial, dá novo rumo as finanças da igreja e consegue fazer a remodelação da parte já levantada.
 
Concluída a reforma da Matriz, vem os preparativos para a inauguração que acontece com grandes festejos nos dias 28, 29, 30 e 31 de dezembro de 1932 e 1º de janeiro de 1933, com a presença de Sua Excelência Dom Joaquim Domingues de Oliveira, D.D. Arcebispo Metropolitano, especialmente convidado para esse evento.
No ano de 1956 a Matriz da Paróquia é transferida para a sede do município de Imbituba, e Mirim permanece como Paróquia anexa até 1958, quando fica sob a jurisdição total da Matriz de Imbituba,NossaSenhora da Conceição.

A Igreja Sant'Ana de Mirim foi criada nos idos de 1800 e elevada a categoria de paróquia em 28 de Abril de 1856, pela lei provincial nº 413, sendo presidente da Província o Senhor João José Coutinho.

As comunidades litorâneas se identificam com os seus colonizadores. As mesmas características. Igreja virada para o mar continuada com praça e residências a volta (contorno).  Com a comunidade Sant ‘Ana de Mirim, não seria diferente.

5 comentários:

  1. Achei excelente a ideia de divulgar fatos da fundação do distrito de Mirim, e quero parabenizar o dono(a)do blog pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal..essas fotos antigas da Igreja do Mirim... parabéns pelo trabalho de vcs.

    ResponderExcluir
  3. ACHEI MUITO LEGAL ESTA IDEA DE DIVULGAR A FUNDAÇÃO DO DISTRITO DE MIRIM, PARABÉNS A TODOS PELA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  4. eu achie otimo esta ideia de divulgur nossa historia, por que tem pessoas que acha lindo este lugar.

    ResponderExcluir