domingo, 16 de janeiro de 2011

A Igreja Matriz Sant’Ana

Padre Rossi preocupado em realizar a reforma da Igreja Matriz Sant’Ana de Mirim, pois sempre mostrou apego aos interesses paroquiais, vai a busca de fundos para a reforma da igreja.

Em 3 de agosto de 1923, padre Rossi escreveu uma carta ao Excelentíssimo Senhor Bispo Dom Joaquim Domingues de Oliveira, da Diocese de Florianópolis, que nessa época pertencia a Arquidiocese de Curitiba. Exerceu os cargos de Bispo e Arcebispo entre os anos de 1914 a 1967.
 



Dom Joaquim D. de Oliveira
Arquivo Arquidiocese de Florianópolis
 


A carta abaixo foi transcrita da original respeitando a ortografia da época.


Exm.º Sr. Bispo
A Praça da Freguesia do Mirim com os termos onde em tais edificações, as casas ao todo, oitenta (80) braças quadradas fazem parte do patrimônio parochial pelo menos por direito Tradicional.
Em prova disto temos a cobrança, embora muitíssimo irregular, pode uma freguesia posta uma taxa de aforamento, que a igreja, às vezes, tem cobrado dos respectivos sócios das edificações.
 Em vista, porém de uma possível futura contestação do direito da igreja, venho propor a V. Exª. Revma. a venda do dito terreno, ainda mais que, a matriz está precisando de urgentes reparos, ou melhor, de uma reforma radical sem ter fundo nenhum disponível.
Também uma moradora de Villa Nova pede para comprar 12 metros de terreno da praça, que também por direito tradicional pertence à Matriz.
Implora-se a decisão de V. Exª. para resolver.
Mirim, 3 de Agosto de 1923.

      P. César Rossi
                                            
         

A insistência do Padre Rossi na reforma da Matriz Sant'Ana foi com muito labor e dedicação. Mostrou perseverança, quando a ele foi designado as melhorias da Matriz. No ano de 1932, escreveu outra carta, informando da situação da matriz.

A carta abaixo foi transcrita da original respeitando a ortografia da época.
                                 
Exmo. Sr. Arcebispo

Tenho o prazer de lhe dar a grata notícia que a torre da nossa matriz está em franca construção e que entre um mez, se Deus quizer, estará concluída.
Entretanto, até hoje não me foi possível fazer a venda do terreno da Igreja por preço nenhum, pois a pobreza abitual da minha freguesia aumentou extraordinariamente.
Devido à crise tornando de fato aplicativo a situação deste povo, em geral, tudo isto me tem colocado em sérios embaraços para pagar os operários. Venho portanto pedir a V. Reverendíssima autorização para lançamento de 1:500$000 do dinheiro da Igreja de Villa Nova por mim recolhido no Banco.
Tencionamos realizar a festa da inauguração em fins do mez de Julho e o povo sabedor da presença de V. Ex. espera ansioso esse tempo.
Esperando uma resposta animadora, beijo o Anel e peço a Benção Pastoral. 
          De V. Ex.Revemª.
                              
                             Humilde cervo
                   Mirim, 1.5.32     
                                                           P. César Rossi    
                             
   

CÔNEGO DOUTOR CÉSAR ROSSI

Fonte: Livro São Joaquim de Garopaba,
         Autor: Padre José Artulino Besen

Padre César Rossi
Arquivo Jair Cardoso
  
O Padre Doutor César Rossi nasceu na Itália a 9 de Janeiro de 1879. Foi ordenado sacerdote a 19 de Dezembro de 1902. Era oriundo da Abadia Nullius de Subiaco e estava encardinado na Diocese Suburbicária de Tívoli. Fez o exame canônico na Casa Paroquial de Tubarão, no dia 13 de Fevereiro de 1911, perante os sacerdotes Frederico Trombock, Francisco Xavier Giesberts e João Francisco Bertero. Tinha chegado ao Brasil em 1908, quando foi ajudar nos trabalhos da Catedral de Florianópolis.
A 14 de fevereiro de 1911 foi provisionado como Vigário Encomendado da Paróquia de Imaruí e Encarregado da de Pescaria Brava.
Foi Vigário de Mirim, Vila Nova e Garopaba de 1918 a 1945. Faleceu em Laguna, a 11 de março de 1953 e sepultado no cemitério da Igreja Sant’Ana de Mirim. 

2 comentários:

  1. Senhora Jucineide, Sr. Juarez

    antes de mais nada, parabéns pela bonita iniciativa!
    Acredito ser interessante e importante termos a possibilidade de instruirmos e ler fatos originais sobre o passado da nossa cidade.
    Espero que continuem nos mostrando a verdadeira história e que DEUS ilumine o vosso caminho.
    Atenciosaente

    Paulo von Zschock

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de parabenizar os criadores do blog. Dizer que e muito importante para toda a nossa comunidade iniciativas como essa, em trazer para todos assuntos que com certeza ficariam esquecidos pelas geracoes mais novas...
    Devemos manter e nao esquecer nossas crencas, raizes e tradicoes...
    Forte abracoo..
    Marcus

    ResponderExcluir