quinta-feira, 28 de abril de 2011

155 anos do distrito de Mirim

O Distrito de Mirim completa 155 anos, hoje, quinta-feira (28).  A Freguesia de Mirim foi criada nos anos de 1800 e elevada a categoria de Distrito, no dia 28 de Abril de 1856, pela Lei Provincial n° 413, sendo Presidente da Província o Sr. João José Coutinho. A Igreja Sant’Ana foi elevada a categoria de Paróquia , na mesma data.

Desde essa época, muitas tradições da cultura açoriana foram sendo desenvolvidas e incorporadas por sua população. Entre elas destacam-se: a gastronomia típica, a pesca artesanal na lagoa do Mirim, a Cantoria da Bandeira do Divino, a Festa do Divino Espírito Santo, o artesanato, as brincadeiras infantis e cantigas de rodas, a plantação da mandioca, o engenho de farinha, a confecção de canoa, as conversas das comadres e dos compadres, enfim, a religiosidade e o cotidiano açoriano da gente mirinense.

Ainda destaca-se, com muita formosura, a grande árvore da Praça Sant’Ana, que o povo chama de Figueira, dando origem a música cantada pelo Coral  Sant’Ana  de Mirim: “aquela linda figueira na praça traz recordações, daqueles lindos momentos vividos em primaveras e verões...” .  Segundo estudos de uma fundação do Rio Grande do Sul, o seu nome verdadeiro é Tipuana (Tipuana Tipa).  Pesquisa feita na comunidade, a muda da bela árvore foi trazida do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por João da Mata Soares e plantada no dia 7 de setembro de 1922.

Abaixo fotos do Distrito de Mirim nos dias atuais.

Posto dos Correios e Intendência

Monumento do aniversário do Centenário e a Figueira

Rua Odilom Prates - Mirim

Praça Sant'Ana

Praça Sant'Ana


Praça Sant'Ana
Monumento do aniversário dos 150 anos do Mirim - Praça

Salão Paroquial da Igreja

Praça Sant'Ana

Praça Jair Cardoso
Igreja Sant'Ana - Foto de Iara

Igreja Sant'Ana
Interior da Igrea Sant'Ana
Praça Sant'Ana

Interior da Igreja Sant'Ana

Praça Sant'Ana

Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Posto de Saúde Cônego César Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário