terça-feira, 28 de junho de 2011

Festa de Corpus Christi

Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A Igreja Católica sentiu a necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado.

Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Foi a primeira procissão Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da Bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.

A Festa de Corpus Christi foi trazida para o Brasil pelos portugueses. Uma tradição permanente desde a chegada desses colonizadores. A confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi. A tradição de fazer esta festa com folhas e flores mantida nos Açores e nos lugares aonde chegaram seus imigrantes.

Em muitas cidades brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com os costumes locais.

Mirim, comunidade secular faz parte dessa história. Arquivando e vivendo o real e o imaginário numa tradição resguardando sua Fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Dia 23 de junho, a comunidade unida numa única missão preparou a passagem, por onde caminhou pela praça o nosso Rei, Jesus Cristo, levando sua bênção de paz, luz e amor. Procissão Eucarística pelas ruas, como ação de graças pelo Dom Supremo da Eucaristia.

Alexandrina Ferreira uma pessoa muito fervorosa e dedicada à igreja, conhecedora de seus valores, com mãos engenhosas, autoditada, em tempos atrás, deslizavam sobre as areias firmes, nas ruas da praça, criando formas, riscando com uma vareta, figuras religiosas que pudessem ser coloridas para em procissão passar o Santíssimo.


A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituída na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim”. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.

No quinto domingo, após a Páscoa, em Ponta Delgada, na Ilha São Miguel, nos Açores, Portugal, é festejado o Senhor Santo Cristo dos Milagres. As ruas por onde passa a procissão são atapetadas de flores artisticamente dispostas. A bênção do pão e da carne distribuídos aos necessitados marca o início dos festejos.

Na comunidade de Praia Vermelha, município de Imaruí, às margens da lagoa, é enfeitada com flores para recepcionar a Bandeira do Divino Espírito Santo de Mirim.

Esse é o nosso povo, nossa gente, nosso costume, nossa FÉ.

Festa de Corpus Christi - 1937

Festa de Corpus Christi - 1948

Festa de Corpus Christi - 1948
Festa de Corpus Christi: Altar instalado na frente da Lagoa - 1958



Abaixo fotos da Festa de Corpus Christi, dia 23 de junho de 2011
Fotos de Mauro Corrêia




















Nenhum comentário:

Postar um comentário