sábado, 18 de junho de 2011

Fotos: Bandeira do Divino

A comunidade de Praia Vermelha, Município de Imaruí, recepcionou no domingo (12 de junho), a Bandeira do Divino Espírito Santo, vindo do Distrito de Mirim. Foi recebida com fé e devoção pelos fieis, dando início a tradição de percorrer as comunidades, sendo recebida de casa em casa, acompanhada de um cortejo, formado pelos foliões e devotos.



Confira as fotos da chegada da Bandeira do Divino.




 


Um comentário:

  1. Adolpho Martins de Souza19 de junho de 2011 às 15:06

    É muito importante resgatar a tradição religiosa e cultural de um povo, e o Mirim ainda mantém a tradição da saída da Bandeira do Divino e a Festa do Divino Espírito santo. É muito bonito a Bandeira do divino saindo da Igreja com a cantoria, acomapnhado de seus cantores, a travessia pelo mar (pena que poucos barcos acompanham), as visitas de casa em casa e a noite a novena com arrematação de massas. Isso e preservar a cultura de um povo.
    Essa tradição começou em 1296, na cidade de Alenquer, Portugual. O rei Dom Diniz e seu filho, não estavam se entendendo muito bem e a rainha Isabel de Aragão clamou ao Divino Espírito Santo para que a paz voltasse a reinar em sua família. Em agradecimento, ela mandou fazer uma cópia da coroa do reino colocando no alto uma pomba branca, símbolo do Divino, para sair em peregrinação pelo mundo, arrecadando donativos que seriam distribuídos aos pobres.
    É uma pena que o município de Imbituba não tenha interresse em preservar e incentivar as tradições culturais e religiosas.

    Parabéns para o blog (Juarez e Jucineide) em divulgar essa tradição do povo mirinense.

    ResponderExcluir