sábado, 23 de março de 2013

Sociedade Cultural Freguesia do Mirim


Vamos conhecer um pouco sobre a Sociedade Cultural Freguesia do Mirim.

Foi fundada no dia 9 de junho de 2005, no Distrito de Mirim, Cidade de Imbituba, SC, com o nome de Sociedade Cultural Professor Doutor Antônio Manuel Bettencourt Machado Pires da Freguesia de Mirim, sem fins lucrativos, de natureza privada.

Com os objetivos de promover e divulgar a cultura e o patrimônio material (edificação, acervo de museu, biblioteca) e imaterial (dança, festa que marca a vivência coletiva de religiosidade, culinária, conto, caso) dentro e fora da comunidade, com atenção à ética e a verdade científica.

A sociedade foi constituída com a finalidade de manter um espaço de memória, um centro de documentos históricos, apoiando as manifestações culturais e artísticas, possibilitando o acesso, a divulgação e a participação da comunidade nas ações por ela elaborada, especialmente, suprindo as necessidades culturais das pessoas ou segmentos culturais diversos. 

Voltada também em promover o intercambio entre crianças, jovens, adultos e terceira idade, difundindo-os entre outras culturas e ampliando o conhecimento por eles adquiridos.

Quanto ao uso saudável e sustentável do planeta e de seus recursos, consta no estatuto da sociedade, que a mesma deve defender e preservar o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável.

A sociedade organizou a festa dos 150 anos de aniversário do Mirim, no dia 28 de abril de 2006. Também participa da noite da Cultura Açoriana, das festividades da Padroeira Sant’Ana e do Divino Espírito Santo, na Comunidade. Faz parcerias com instituições de ensino, principalmente a escola da comunidade, Escola de Ensino Básico Prof. Marcílio Dias S. Thiago.

Em 12 de junho de 2007, às 19h30min, nas dependências do Salão Paroquial do Mirim, que fica na Rua Odilon Prates, Praça Sant’Ana, em Assembleia Geral Ordinária, reuniram-se os sócios para a eleição da primeira diretoria da sociedade.  


Eleita, a diretoria ficou assim composta:
Maria de Lourdes Machado Stűlp – Presidenta;
Jucineide Cardoso Barreto - 1ª Vice-Presidenta;
Aline Aparecida Laurentino - 2ª Vice-Presidenta;
Diego Fernandes Custódio – 1° Secretário;
Jarlene Feliciano de Bittencourt Fernandes – 2ª Secretária;
João Bastista Barreto – 1° Tesoureiro;
Luis André Machado – 2° Tesoureiro;
José João Pacheco – 1° Fiscal;
Joaquim Duarte Fernandes – 2° Fiscal;
João Morais da Silveira – 3° Fiscal;
José Alex Fernandes – Procurador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário