quarta-feira, 11 de maio de 2011

Escola Marcílio Dias S. Thiago completa 41 anos de fundação

A Escola Reunida Sant’Ana de Mirim funcionou até o início de 1970, no prédio que hoje está o Posto do Correio e a Intendência Distrital, na Praça Sant’Ana, e a escola possuía duas salas de aula. A partir de 11 maio de 1970, as aulas passaram a serem lecionadas no novo Grupo Escolar Marcílio Dias S. Thiago.


O saudoso Jair Cardoso, vereador representante do Distrito de Mirim, e com grande interesse no crescimento cultural da comunidade, conseguiu recursos junto ao Governo Estadual para a construção de um novo colégio, que oferecesse melhores condições para os funcionários e para os alunos.  Com grande empenho, o vereador encontrou o terreno para construir o novo prédio, que pertencia ao Sr. José Cardoso Geremias, mais conhecido com Zé Italiano, e como representante do Mirim, conseguiu junto a Prefeitura Municipal de Imbituba a aquisição do terreno, sendo na época Prefeito, o Sr. Moacir Orige, e doado ao governo do Estado, para a então construção do prédio escolar.

O processo de criação da nova escola era acompanhado pelo vereador Jair Cardoso e pela professora Izeni Cardoso de Oliveira, que respondia pela Direção da Escola.  Para alegria de todos os interessados, no dia 30 de janeiro de 1970, sob o Decreto n° 8.897, fica criado o Grupo Escolar na comunidade de Mirim, município de Imbituba, com a denominação de “Professor Marcílio Dias S. Thiago”.

No dia 11 de maio de 1970, às 10 horas, foi inaugurado o Grupo Escolar Professor Marcílio Dias S. Thiago, com as presenças do Excelentíssimo Senhor Dr. Ivo Silveira, Digníssimo Governador do Estado de Santa Catarina, Excelentíssimo Senhor Professor Jaldyr Behring Faustino da Silva, Digníssimo Secretário de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina, Professor Néveo Capeler, Inspetor Regional de Educação, Senhora Sônia Maria Simões de Bona, Inspetora da 83ª Circunscrição de Imbituba, Pe. Vendolin Schilickman, Vigário da Paróquia, Senhor Edevarde Euzébio de Araújo, Prefeito Municipal de Imbituba, Senhor Nelson Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Imbituba, e outras autoridades. Compareceram ainda ao ato de inauguração, os filhos do patrono, o Dr. Acácio de S. Thiago e esposa, e o Dr. Joaquim de S. Thiago.

A fita de inauguração foi cortada pelo Governador do Estado, Ivo Silveira. No Gabinete do colégio foi retirado o pano que cobria o quadro com a fotografia do Patrono, pelo Sr. Acácio de S. Thiago.

O prédio do colégio foi construído com quatro salas de aula, gabinete para a direção, secretaria, cozinha, banheiro masculino e feminino e pátio interno.

Respondia pela Direção do Colégio a Professora Senhora Izeni Cardoso de Oliveira. O quadro efetivo de professores era assim formado:
Hildebrandina Rocha – 1ª série;
Marlene Rosa Machado – 2ª série;
Vanda Jônia de Sousa - 3ª série;
Augusta Alves do Nascimento - 4ª série.
Também fazia parte do quadro de funcionários a Senhora Valdiria Ribeiro dos Santos, que exercia a função de Servente.


Izeni Cardoso de Oliveira
1ª Diretora do Grupo Escolar Marcílio Dias S. Thiago

Prédio da Antiga Escola Reunida Sant'Ana,
hoje funciona o Posto do Correio e a Intendência

Jair Cardoso

Grupo Escolar Marcílio Dias S. Thiago

 

8 comentários:

  1. Jair Cardoso, conheci muito bem esse homem, tinha grande amor peloMirim. Político honesto, sem vaidade, trabalhador, nunca legislou em benefício proprío. Estão em falta pessoas como Jair Cardoso, Laudelino Capanema, que brigavam pela comunidade, sempre visando o melhor para o seu povo. Vejo jovens políticos inteligentes que poderiam contribuir muito para a comunidade, mas quando chegam ao poder, primeiro pensam em fazer o seu lado, e o povo que se dane. Saudades dos homens de verdade.

    Quero parabenizar o blog, continuem divulgando o nosso querido mirim.

    ResponderExcluir
  2. Eu também estudei na Escola Reunida SantAna. Minha foi foi professora nesta escola. Lendo os posts fiquei com mita saudades... Parabéns pelo blog. Maria Regina Rocha de Figueiredo.

    ResponderExcluir
  3. eu tambem estudei escola do mirim fui aluno agora moro em porto alegre e tenho muitas saudades daii

    ResponderExcluir
  4. Também estudei na escola do mirim.
    Tenho boas lembranças de lá.
    Minha primeira professora, do pré escolar foi a Prof.Tací.
    Hoje tenho 30 anos, e moro na cidade de Joinville.

    ResponderExcluir
  5. estudo hoje nessa escola onde vejo um ensino muito bom pelo menos com minha duas prof q tive ate hoje comesei a estudar na quela escola no meio do ano de 2008 sou muito feliz nos primeiros ano estudei com uma exelente prof chamada marina e agora ainda e uma exelente prof a maria de loudes ela e maravilhosa des do comeso do ano estou amando ela n tenho oq reclama obrigado a qm fez aquela escola sou muito agradecida por isso pq la meu pai estudo minha mae se formo na 8 oitava serie la sao todas umas pedagogas esselentes obrigado amo estudar la..

    ResponderExcluir
  6. ismael eu estudei na escola marcilio dias e foiii muito bom hoje morro em porto alegre

    ResponderExcluir
  7. eu ainda estudo lá estou no 6 ano e vendo as fotos nos blogs vejo a diferença eu amooo estudar lá. bjuuuu

    ResponderExcluir
  8. EU ESTUDO LA NO 7 ANO EU GOSTO DE LA MAIS A JARLENE DEVERIA SER DIRETORA

    ResponderExcluir