domingo, 6 de novembro de 2011

Festa do Divino Espírito Santo e Sant'Ana

Considerada uma das mais importantes festa religiosa do sul do estado, a Festa do Divino Espírito Santo e Sant’Ana no Distrito de Mirim, este ano será realizada entre os dias 5 e 13 de novembro. O culto ao Divino Espírito Santo é uma das várias manifestações do catolicismo e tem na tradição dos rituais atividades como, cortejos e comemorações.
A abertura da 155ª festa aconteceu ontem (sábado), às 20 horas, com a transladação da imagem da Padroeira Sant’Ana saindo da residência do casal Guilherme e Thaís Pacheco, no Morro do Mirim, encontrando-se com a Corte Imperial e a Bandeira do Divino que está retornando à Igreja, após o petitório.

Em seguida foi celebrada Missa da Cultura de Base Açoriana, pelo Padre Rogério Ramos, de Jaguaruna, com a participação do Grupo de Cantores do Movimento de Irmãos de Imbituba.
Paraninfos: Movimentos de Irmãos, Sociedade Cultura da Freguesia de Mirim, Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, Foliões e Encarregados da Bandeira do Divino Espírito Santo.
Responsáveis: Rogério e Adriana Gonçalves, Geneval Fernandes Laurentino, Leda Susana da Silva Gonçalves Pamato de Souza, Vardeli Borges e Zenaide Cândido Pacheco.

Durante a missa, no momento de Ação de Graças, teve representação em vídeo, com histórias dramatizadas sobre os brinquedos açorianos e apresentação dos alunos da Escola Marcílio Dias S. Thiago, dos brinquedos e brincadeiras, com os objetos: pião, bodoque, bilboquê, carretilha, boneca de pano, pipa, pé de lata, perna de pau, cinco marias, bolinha de gude, aro de bicicleta, bola.

Após a missa, a festa continuou no Salão Paroquial, com a apresentação do Grupo Cultural CASA DA DIDINHA, do Distrito de Ribeirão Pequeno, município de Laguna, pelos alunos, pais e professores da Escola Estadual Gregório Manoel de Bem. O projeto cultural existe há 10 anos, com a retomada da cultura de base açoriana.

O grupo apresentou a Tocada (cantoria, vozes e instrumentos), a dança com os bailes das nove ilhas dos açores (trajes e ritmos próprios para cada tocada). Também retomam os diferentes fazer e saber, os brinquedos da história cultural açoriana, brincadeiras de corda e roda, as lavadeiras, as bezenduras, as rezas, carregar água no pote, roda de fiar, cortar e serrar lenha, costura e pilão.

E para fechar a noite com chave de ouro, teve a bela apresentação do grupo musical The Claytons, tocando sucessos de anos passados e atuais


Fotos do dia da abertura da festa.

Fotos de: Mauro Corrêa
Corte Imperial
Casal 1º Festeiro
Bandeira do Divino


 Bandeira do Divino


Corte Imperial




Grupo Cultural Casa da Didinha 
Grupo Cultural Casa da Didinha

Grupo Cultural Casa da Didinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário