sexta-feira, 11 de novembro de 2011

História da Festa do Divino Espírito Santo e Sant'Ana

A Festa do Divino Espírito Santo e Sant’Ana  na comunidade de Mirim é hoje  presença marcante no calendário religioso e cultural no município. Vem merecendo a atenção especial de pessoas interessadas na tradição de seu povo. 
               
Sendo a Vila de Mirim, antiga Freguesia de Sant’Ana de Merim, incluída numa das mais antigas de Santa Catarina, destacando-se em importância na história  de nosso Estado, representada também pelo seu povo uma  antiga comunidade de Fé. Mirim, comunidade secular, desde seus primórdios, deixa que aconteça dentro da sua tradição, o passado histórico às suas origens luso-açorianas.
A exemplo de outras áreas de colonização açoriana, da mesma forma que Vila Nova e Sambaqui, em Mirim impera a tradição da Festa do Divino Espírito Santo e da Padroeira Sant’Ana. Segundo informações de pessoas tradicionais desta comunidade, esta festa vem desde a época em que Mirim foi elevada a categoria de Paróquia, em 28 de Abril de 1856.

Os preparativos para os festejos iniciam com a saída da Bandeira para o peditório, percorrendo várias comunidades, acompanhada dos foliões. Terminado o peditório, o cortejo retorna a comunidade para dar início à semana da festa. As novenas iniciam com a chegada da Bandeira, na Igreja.

Segundo a tradição, sábado e domingo da festa é apresentado a Corte Imperial. Sábado, véspera da festa, a bandeira acompanhada da banda musical vai até a casa do casal primeiro festeiro buscar a corte imperial, pois é costume os imperiais se arrumarem na casa do coordenador da festa.

 Após o encontro da Corte Imperial com a imagem de Sant’Ana, que está à espera na casa de devotos, seguem todos em direção à lagoa onde acontece  a queima de fogos. O cortejo em procissão segue até a Igreja e, é recebido com fogos e o tradicional repicar dos sinos. Em seguida dá-se início a novena e após a celebração religiosa, a bandeira encaminha a corte imperial acompanhada da banda musical, até a casa do casal festeiro.

Domingo, dia da festa, todo o cortejo segue novamente à Igreja onde todos participam da Missa Festiva, quando acontece a coroação do imperador ao som do Hino Nacional Brasileiro, entoado pela banda musical. Encerrada a Santa Missa, o cortejo é conduzido para o Império, retornando a seguir à casa do festeiro.

As festividades religiosas encerram com a procissão e novena no final da tarde, onde o casal primeiro festeiro, do ano seguinte recebe a Coroa do Divino, assumindo o compromisso da próxima festa.
 
A parte social das festividades acontece no salão paroquial com quermesses, danças e outras atrações, tendo como finalidade arrecadar fundos para a ajuda de custo da igreja.
 
A tradição da Festa do Divino Espírito Santo e Sant’Ana de Mirim continua acontecer fora do período (novembro) e tal atitude foi tomada devido o período da farinhada, pois o meio de sobrevivência da maioria das  pessoas  que integravam a comunidade era da roça e da lagoa e com o pouco que sobrava, ajudavam a igreja. Tudo com Humildade, Louvação e Devoção.

Veja fotos da Festa do Divino Espírito Santo e Sant'Ana, entre os anos de 1947 e 2010.

 
Festa de 1947

Festa de 1951

Festa de 1952

Festa de 1955
Festa de 1963

Festa de 1964

Festa de 1970

Festa de 1972

Festa de 1973

Festa de 1974

Festa de 1975
Festa de 1977

Festa de 1980

Festa de 1981


Festa de 1984


Festa de 1985
Festa de 1986

Festa de 1987

Festa de 1988

Festa de 1989

Festa de 1990

Festa de 1991

Festa de 1993

Festa de 1994
Festa de 1995

Festa de 1996
Festa de 1997

Festa de 1998
Festade 1999

Festa de 2000

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário