domingo, 23 de janeiro de 2011

A chamada “FIGUEIRA” na Praça Santa’Ana de Mirim

A árvore que existe no centro da Praça Sant’ana de Mirim, foi plantada no lugar onde havia uma cruz com a data de 1844. Conta-se que o fato aconteceu em 1922, pelo senhor João da Mata Soares, de tradicional família mirinense.

Em 1922, ano em que foi festejado o centenário da Independência do Brasil, foram plantados vários eucaliptos na praça, pelo senhor Antônio Miguel Martins, Intendente Distrital na época. Os eucaliptos foram plantados em duas filas, uma do lado esquerdo e a outra do lado direito da praça, no sentido da igreja até a lagoa. Presume-se que a árvore tenha sido plantada na mesma época.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião

São Sebastião mártir e santo cristão nasceu na Itália, por volta do século III. Foi condenado à morte pelo Imperador romano Diocleciano, sendo amarrado a um tronco, foi atravessado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene, retirou as flechas do peito de São Sebastião e o tratou.

Recuperado, Sebastião se apresentou diante do Imperador e o repreendeu pelas injustiças praticadas contra os cristãos. Diocleciano, perplexo com a ousadia, ordenou que o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.

domingo, 16 de janeiro de 2011

A Igreja Matriz Sant’Ana

Padre Rossi preocupado em realizar a reforma da Igreja Matriz Sant’Ana de Mirim, pois sempre mostrou apego aos interesses paroquiais, vai a busca de fundos para a reforma da igreja.

Em 3 de agosto de 1923, padre Rossi escreveu uma carta ao Excelentíssimo Senhor Bispo Dom Joaquim Domingues de Oliveira, da Diocese de Florianópolis, que nessa época pertencia a Arquidiocese de Curitiba. Exerceu os cargos de Bispo e Arcebispo entre os anos de 1914 a 1967.
 

sábado, 8 de janeiro de 2011

Fundação da Freguesia Sant'ana de Mirim

Arquivo Jair Cardoso -  Igreja do Mirim em 1912

A Freguesia Sant'ana de Mirim foi fundada por pessoas que vieram do Rio D’una (perto do Riacho). O terreno para a então freguesia foi doado por João Homem da Costa e foi demarcado por determinação da Câmara Municipal de Laguna em 13 de Julho de 1852.